O mal de nossa teologia medieval.

309870_433268256747182_1004144147_nTodos concordam com Lutero, né mesmo? Claro que sim!Mas, o grande problema de hoje é tentar discernir tantas “verdades” com a Palavra de Deus…É fácil dizer que um ensinamento sem o amparo das Escrituras é falso, porém, é difícil assegurar que tal ensinamento é uma verdade Bíblica. Qual é o critério adotado, para se assegurar uma verdade como sendo das Escrituras?Alguns apelam à teologia como sendo seguro, daí então, um argumento Teológico deduz uma verdade Bíblica.Outros mais, se valem da autoridade religiosa de quem diz e, isso pode ser, um importante líder da mídia com grande influência na vida dos moribundos (grandes líderes, cantores, artistas e donos do marketing).Outros ainda, levam para o lado mítico e fanático na qual consideram como enviados de Deus ou aqueles que tem a especial unção do alto (curandeiros, exorcistas etc.) Mas, em quem está a verdade?Cada qual interpreta as Escrituras a seu bel prazer: uns alegando sua legitimidade na autoridade e unção pessoal e outros na autoridade acadêmica que nem possuem.Agora, como identificar a verdade?Como saber se tal verdade é “Bíblica”?Percebam uma coisa: a mediocridade de mente, levou nossa época a um vício medieval antigo, a saber, que a verdade de Deus pode ser conhecida pela letra.Muitos cristão se dizem amar a Palavra de Deus sem saber que a negam quando não conhecem a simplicidade da fé. Estão dispostos a saírem no tapa para defenderem seu ponto de vista teológico, tal como se fez na idade média…Então, você está disposto a me provar uma verdade? Então, me mostre por sua vida, pois esta foi o fundamento que nos ensinou o Cristo. Me mostre a verdade de sua vida e não faça perder tempo com seus argumentos…

Anúncios

Um pensamento sobre “O mal de nossa teologia medieval.

  1. Acredito eu que muitos dizem conhecer a verdade mas não chegam nem perto dela.
    Lendo seu artigo me fez abrir um pouco mais meus olhos. Lutar pra praticar o ensinamento e viver a palavra de Deus muitos não fazem, apelam pra tentar aplicar a verdade mas só dá boca pra fora não tem tanto valor.

    Irei ler mais sobre o que você escreveu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s